segunda-feira, 23 de julho de 2012

Lâmpada de Moser, já ouviu falar?



Em Uberaba – MG, um mecânico criou mais um jeito de reutilizar as famosas garrafas PET. A ideia do brasileiro Alfredo Moser está ajudando muitas famílias no Brasil e no mundo. Ela é baseada no conceito de Refração da Luz, que mostra a importância dada para a trajetória da luz quando ela muda do meio ambiente para um material refringente (ar – polietileno tereftalato, que é o material utilizado na garrafa PET – água); foram aplicadas as leis da refração, que permitiram iniciar os estudos volumétricos da “lâmpada de água”, que mais tarde foi batizada de Lâmpada de Moser.

Mas como é feita a lâmpada de Moser?
Dentro de uma garrafa PET é colocado: agua e água sanitária. Depois se tampa e lacra com aqueles potinhos de filme fotográfico para proteger a tampinha da garrafa do sol. Cada garrafa é encaixada num buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente. O resultado é uma iluminação equivalente a uma lâmpada com potência entre 40 e 60 watts. Segundo o inventor, as lâmpadas são ideais para serem usadas durante o dia nos cômodos menos iluminados. 
"Em um corredor que é escuro ou um banheiro, nem precisa acender a luz. Acende e apaga sozinha", disse.
A ideia surgiu quando ele trabalhava de mecânico em uma empresa de telecomunicações em Brasília, que estava abordando a noticia de acidente de avião. “A gente ficava se questionando se acontecesse com a gente, como daríamos sinal para o resgate. Nosso chefe, na época, disse para colocar água num vidro e colocar na direção do sol. O calor colocaria fogo no capim, fazendo sinal”, relembrou. Com essa "lente improvisada" na cabeça, o mecânico teve a chance de usar a dica na prática, mais de duas décadas depois, quando surgiu o risco de um apagão no Brasil.

Ideia que foi além dos limites de Uberaba. Agora está sendo usada em comunidades que não tem energia elétrica na África e em outros países.
Sabe aquela frase: ‘‘ ideias simples, que podem mudar o mundo’’? Pois é, vimos na prática que isso é a mais pura verdade.

Segue o link vídeo que mostra como a Lâmpada de Moser é!



Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário