terça-feira, 24 de julho de 2012

Lâmpadas Fluorescentes Compactas


A economia de energia elétrica é o único fator considerado na hora de trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Elas são mais econômicas e duráveis, porém, possuem também aspectos menos falados, mas não menos importantes, como a poluição ambiental e a distorção na forma da corrente elétrica. A presença de mercúrio nessas lâmpadas não é novidade para muitos. Estando intacta ela não oferece perigo algum ao homem, e ao meio ambiente. Quando quebradas, elas liberam vapor de mercúrio que inalado pode se depositar no organismo. Mas a inalação não é a única forma de contaminação. Uma vez liberado, vai se depositando no solo, rios, lençóis freáticos, terminando por alcançar a cadeia alimentar, tendo como depósito final os seres humanos. O mal causado pelo mercúrio nos seres humanos é bem conhecido (ex: câncer) assim como o perigo de sua presença na cadeia alimentar.
O mercúrio ainda é usado em alguns processos industriais. De outro lado o mercúrio também esta presente em vários produtos de uso diário, tais como termômetros, alguns tipos de pilhas e nas lâmpadas fluorescentes. Nesses casos o controle da contaminação ambiental e mais difícil, pois geralmente esses produtos, depois de serem utilizados são descartados com o lixo comum e levados diretamente para aterros, ou, é então incinerado. Consequentemente elas serão quebradas e liberarão vapor de mercúrio. Este volta para nós pela água e alimentos, quando não inalado pela pessoa que a manuseia. A contaminação do organismo se dá principalmente pelos pulmões.
A descontaminação é a melhor alternativa para essas lâmpadas. Este processo consiste nas seguintes etapas:


Triagem: É o primeiro processo deste ciclo de reciclagem, onde as lâmpadas são separadas da embalagem e contadas.
Descontaminação: Após a triagem as lâmpadas são encaminhadas ao setor de descontaminação, esta nova etapa é constituída por três fases:

  • Fase 1: As lâmpadas são colocadas em uma esteira que as conduzirá ao interior do equipamento;
  • Fase 2: Dentro do maquinário, as lâmpadas são quebradas por submersão em meio líquido onde reagentes químicos se encarregam de separar os materiais tóxicos do vidro e dos metais;
  • Fase 3: O mercúrio é armazenado em recipiente especial, sendo que vidros e metais são conduzidos através de uma esteira onde também são separados e armazenados.

Ao final de todo o processo, os componentes das lâmpadas, já descontaminados, voltam a ser matéria-prima sendo reutilizados em diversos segmentos.
Existe uma empresa no Brasil, a Apliquim, localizada em Paulínia (SP), que detêm da tecnologia necessária para extrair o mercúrio. Grande parte das instituições que descontaminam voluntariamente as lâmpadas fluorescentes usadas, buscam obter o certificado ISO 14000, condição exigida por alguns mercados consumidores para a entrada de produtos estrangeiros. Esse selo verde, é uma garantia de que a entidade utiliza métodos industriais que não agridem o meio ambiente.
Para o cidadão comum que não tem como encaminhar suas lâmpadas para a descontaminação, sugere-se que se guarde a embalagem original para acondicioná-las após o uso, pois assim diminui a possibilidade da lâmpada se quebrar até ser depositada em algum lugar. O ideal seria termos postos de coletas para essas lâmpadas, mas como ainda não temos e falta disposição política para resolver esse problema, a solução é tomar o maior cuidado possível. 
"Vida inteligente não cairá do céu, ela dependerá de muita conscientização e responsabilidade cidadã."
(Ana Flávia Borges Badue - Consultora em Educação Ambiental) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário